Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

CAPA DO BLOG

FAVORITA DO DIA

FAVORITA DO DIA

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

ESPIRAL DE OURO

A composição fotográfica baseia-se na mais antiga regra de composição. A espiral de ouro ou Divina proporção.
A regra dos terços, a mais popular hoje em dia, nada mais é do que uma simplificação da espiral de ouro. Mas, qual a função destas normas? 
Na internet existe muita confusão, misturando formulas como Golden rule e rule of thirds,como se fosse tudo a mesma coisa. Mas, não passam de aproximações tratadas como iguais. Geralmente fotografias com o assunto centralizado tendem a transmitir uma característica mais estática e menos atraente do que fotografias com o assunto fora do centro. Tenha em mente, deixar sempre o assunto voltado para dentro do quadro e não para fora. Considere deixar um espaço a sua frente para que possa mover-se.Esta regra vale também para posicionar a linha do horizonte. Assuntos com a linha do horizonte centralizada tendem a passar a ideia de duas fotos sobrepostas além de parecer estática. O mesmo vale para fotos verticais. Os pontos onde as linhas se cruzam, chamamos pontos de ouro.
 Aqui vemos uma fusão das duas regras.
Aplicar a espiral de ouro na fotografia, é possível com um pouco de treino. Divida mentalmente  a área do visor e imagine-a posicionada desta forma. (Imagem acima).


Estas são algumas das regras que fazem a diferença, quando observamos uma imagem. Qualquer pessoa pode desenhar ou fotografar, desde conheça as principais regras que se aplicam na arte. São elas: Proporção. Composição e Enquadramento.

Nenhum comentário: