Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

CAPA DO BLOG

FAVORITA DO DIA

FAVORITA DO DIA

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Lentes DX ou FX? Saiba mais.



Nas câmeras digitais, o formato da câmera é designado pelo tamanho do sensor. O formato DX possui um sensor de aproximadamente 24x16 mm. Já os sensores FX ou full frame, possui um formato de  aproximadamente 36x24 mm, que é na verdade o tamanho do quadro em um filme de 35 mm. Então podemos classificar como câmeras de 35mm.

As lentes, são projetadas para suportar os diferentes tipos de sensor. As câmeras DX possuem sensores menores. As lentes DX foram projetadas especialmente para suportar este tipo de sensor. A designação DX é localizada no nome ou corpo da lente. As lentes DX são menores, mais leves e atendem necessidades, como preços mais baixos ou em situações em que o ato de trocar as objetivas, pode significar a perda de uma tomada importante. Mas, essas lentes contam com um alto nível de desempenho. Por ser mais leves, elas possuem elementos ópticos mais leves e tem a vantagem de suprir toda a gama de distâncias focais, sem a necessidade de troca de objetivas. Isso não significa perda de qualidade. Apenas são lentes menos luminosas.

O sensor FX, possui uma área maior de "captura da luz", o que possibilita uma sensibilidade maior e menor ruído. Devido ao seu tamanho. Não há um fator de corte no sensor FX. Cada objetiva é projetada para projetar um círculo de imagem sobre o sensor da câmera. O círculo projetado por uma lente DX é menor e corresponde ao tamanho do sensor DX. As lentes FX projetam um círculo de imagem maior, que corresponde a um sensor FX.  Em uma câmera de formato FX com uma lente DX compatível e encaixada, a câmera automaticamente emprega seu modo de corte DX embutido.




Nenhum comentário: